A criação de um vídeo no Youtube é uma boa maneira de impressionar. Mas a audiência que ele irá receber depende de outros fatores — principalmente o conteúdo em si.

Claro que é possível encontrar vídeos que viralizaram, mas que nem foram tão elaborados assim. Isso acontece por causa da originalidade que acabou despertando o interesse da audiência. Infelizmente, não existe uma fórmula sobre como criar um vídeo que irá impressionar os seguidores e que irá viralizar na internet.

Produzir vídeos para um canal requer planejamento prévio sobre o que será registrado, técnicas de edição e estratégia de SEO (Search Engine Optimization), que permite melhorar a relevância da publicação nos sites de busca.

Os primeiros passos

1 – Planeje o conteúdo

As pessoas só vão assistir aos vídeos de um determinado canal se o conteúdo for do interesse delas. É comum encontrarmos publicações sobre temas do interesse do seguidor, mas a construção da narrativa ser confusa por falta de um planejamento prévio.

O ideal é definir o propósito do vídeo, elencar a ordem lógica do que será dito, revisar e fazer algumas tentativas para ensaiar a apresentação.

2 – Identifique o público alvo

Não há problema algum em fazer vídeos sobre diversos assuntos, mas direcionar o posicionamento do canal para um determinado público possibilita que exista uma estratégia mais definida de conteúdo e para a criação de uma reputação do canal.

3 – Revise o roteiro

Gravar vídeos não é apenas pressionar o botão e deixar a imaginação fluir. Em alguns casos isso pode funcionar, mas, para quem está começando, o ideal é planejar a sequência lógica do conteúdo.

O vídeo não precisa ser o equivalente a uma palestra gravada sem interrupção. Faça a construção da narrativa em pequenos blocos que façam sentido. Isso permite que o conteúdo possa, depois, ser unido na edição.

4 – Reúna o material necessário para realizar a gravação

Há alguns anos, para gravar um vídeo para o Youtube, era preciso investir muito dinheiro em equipamento de áudio e vídeo, já que os recursos presentes nos celulares eram apenas limitados e as boas câmeras digitais eram relativamente caras.

Atualmente, os celulares, mesmo os considerados intermediários, já são capazes de gravar vídeos com ótima resolução e qualidade na captura do áudio.

Lembre-se que não adianta filmar com resolução em 4K se o conteúdo não for interessante e o áudio for de qualidade inferior.

5 – Procure um local neutro para gravar

O local onde o vídeo será gravado tem que conversar com o conteúdo. Ter um ambiente personalizado, repleto de elementos de decoração temática impressiona. Mas você não precisa investir tanto no início, o principal é buscar um local silencioso e bem iluminado.

6 – Não tenha medo de errar

Dificilmente o vídeo que será publicado é aquele que foi gravado na primeira tentativa. Então, não se preocupe em tentar muitas vezes para que você consiga transmitir claramente o assunto que foi proposto.

7 – Utilize uma ferramenta de edição

Para finalizar o trabalho, remover trechos desnecessários, adicionar elementos gráficos, trilha sonora e criar a narrativa desejada no vídeo, será preciso utilizar um programa de edição.

Existem inúmeras opções e algumas ferramentas são pagas. Entre as gratuitas, o programa mais indicado é o Lightworks.

Como publicar o vídeo no Youtube

É preciso já ter uma conta no Google para fazer as publicações e acessar o Yotube Studio. Os leitores que tiverem uma conta de e-mail no Gmail, automaticamente já possuem uma conta no Google.

Acesse o painel de administração do YouTube Studio;

  • Clique no botão “Criar” posicionado no canto superior direito. Esse botão oferece a possibilidade de realizar uma transmissão ao vivo ou publicar um vídeo salvo no PC; clique sobre a opção “Enviar vídeo”;
  • Selecione o arquivo que será publicado. Uma dica, nomeie o arquivo de maneira que corresponda ao assunto abordado no vídeo. Isso ajuda a dar relevância no buscador do Youtube;
  • Digite um título que diga exatamente qual é o assunto do vídeo e adicione uma breve descrição. Essas informações são essenciais para que as pessoas que pesquisarem sobre o assunto, encontre o seu vídeo;
  • Informe a playlist e a classificação etária (se o vídeo pode ser assistido por crianças). Nessa etapa também é possível adicionar uma miniatura que será exibida quando o vídeo estiver na galeria. Faça uma captura de tela de um trecho que seja bem chamativo;

Adicione cards para ajudar a promover o vídeo;

  • Clique em “Publicar” ou agende a data e horário em que o vídeo será publicado;
  • Clique no botão “Concluir” para finalizar a publicação;
  • Pronto! O vídeo estará publicado e agora você já pode compartilha-lo nas suas redes sociais.

Fonte: G1.

Fonte da Imagem: FreePik.

Entre em contato

Para obter mais informações, dar sugestões ou tirar dúvidas, entre em contato conosco ou envie um e-mail para nós. Será um prazer atendê-lo!

    Telefones

    11 - 99844-3839 11 - 2941-7590

    E-mail

    Endereço

    Rua Azevedo Soares, 930, sala 03 - Tatuapé
    São Paulo - SP - 03.322-001

    Redes