Leia esse artigo e saiba mais também sobre a usabilidade de um Emissor de Notas fiscais Eletrônicas.

Afinal, recibo tem validade jurídica? Essa é uma dúvida de muitas pessoas. A resposta imediata para essa pergunta é não. Mas, vamos por partes.

O que é um recibo?

O recibo foi a maneira encontrada para firmar acordos entre pessoas que não trabalham com a emissão de notas fiscais. Ou seja, sabe quando você realiza o pagamento de aluguel de um imóvel, por exemplo, e trata diretamente com o proprietário? Ele te entrega um comprovante de pagamento, correto? E muitas das vezes, seguindo um modelo retirado da internet, essa seria uma maneira informal de fazer o processo de reconhecimento desse recebimento. E nesse momento que entra a importância de ter uma ferramenta que faça a emissão de notas fiscais eletrônicas. Além da seguridade, os documentos tem validade jurídica e permitem que você faça um controle maior da gestão desses rendimentos.

O que é uma Nota Fiscal Eletrônica?

De forma simplificada, a Nota Fiscal Eletrônica consiste na versão digital da nota fiscal física, aquela impressa em papel. Essa tecnologia trouxe algumas vantagens que podem ser conferidas nos tópicos abaixo:

  • Melhora no controle de documentos

A nova tecnologia permite uma melhor organização das notas em meio eletrônico, assim como um melhor gerenciamento desses documentos, auxiliando também nos processos internos de uma empresa.

  • Economia de tempo

O uso de um sistema automatiza o tempo gasto no procedimento, não sendo mais necessária a digitalização das notas.

 

  • Economia de espaço para armazenamento

Não é mais necessário ter um espaço físico disponível na infraestrutura da empresa reservado como arquivo para as notas.

  • Redução de custos

Isso pode ser observado tanto em gastos com a impressão de notas em papel quanto na logística de transporte de notas fiscais físicas.

  • Redução de erros

Por não ser mais necessária a digitalização das notas fiscais, ocorre a diminuição dos erros de escrituração.

  • Maior segurança e confiabilidade

Um sistema automatizado garante maior assertividade dos processos.

  • Incentivo ao comércio eletrônico

As transações online são facilitadas, auxiliando os consumidores e as empresas que utilizam o meio eletrônico e as novas tecnologias para vender seus produtos/serviços.

  • Ajuda o meio ambiente

A diminuição significativa do uso do papel auxilia na preservação do meio ambiente.

Agora, saiba por qual motivo você precisa ter uma ferramenta para fazer a gestão das Notas Fiscais Eletrônicas.

Bom, além de emitir a nota, é possível fazer a autenticação, a gestão e o armazenamento da documentação. Essa última função é de grande relevância, já que a Lei Brasileira obriga o armazenamento desse tipo de documento por cinco anos. Um sistema seguro garante que as notas emitidas fiquem armazenadas na nuvem, sem correr o risco de serem excluídas ou corrompidas. Além da segurança trazida pelos backups, a maioria dos sistemas pagos costuma ser 100% online, o que permite a emissão de notas em qualquer lugar, sendo necessário apenas um computador conectado à internet.

Quais preocupações devem ser levadas em consideração quando for escolher um Emissor de Notas Fiscais Eletrônicas?

Na hora da escolha, tenha em mente o número de emissões que você irá precisar. Se essa quantidade for alta, é mais indicado a escolha de um sistema que ofereça emissões ilimitadas.

Continue lendo e saiba se a sua empresa precisa de um Emissor de Notas Fiscais Eletrônicas.

As obrigatoriedades variam de acordo com os estados. Por isso, para saber se sua empresa é obrigada a emitir uma NF-e, o mais indicado é conversar com seu contador sobre a sua atual situação. Assim, você garante uma informação correta e não corre o risco de não cumprimento de suas obrigações junto ao fisco. A assinatura da Nota Fiscal Eletrônica precisa ser feita digitalmente, o que garante a veracidade do documento. Para isso, é necessário adquirir um certificado digital compatível com o sistema de emissão que você escolheu.

Autoridade Certificadora (AC) é uma entidade, pública ou privada, subordinada à hierarquia da Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira (ICP-Brasil), responsável por emitir, distribuir, renovar, revogar e gerenciar certificados digitais. É importante atenção à escolha de uma certificadora. Confira se entre os serviços oferecidos estão também um suporte técnico eficiente.

Emitir uma Nota Fiscal Eletrônica envolve muita responsabilidade. Além de ser uma obrigatoriedade para alguns segmentos, é de suma importância o conhecimento do que será necessário na escolha de um Emissor adequado às suas necessidades.

Fique atento a todos os itens indicados na hora da tomada de decisão e facilite o seu dia a dia!

Nós temos uma ótima sugestão para você, o Emissor de Nota Fiscal Eletrônica Link 😉

Com o emissor de Notas Fiscais Eletrônica da Link, você e sua empresa têm muito mais segurança e agilidade para realizar transações on-line.

Confira os benefícios do nosso emissor de notas fiscais eletrônicas de produtos

  • Interface intuitiva
  • Geração e exportação de arquivos .xml preliminar
  • Visualização preliminar do DANFE
  • Cálculo automático do ICMS complementar
  • Suporte técnico
  • Armazenamento de memória cálculos das NF-e originais e complementares

Quer saber mais?

Nós podemos te ajudar! Você pode garantir o emissor de notas fiscais de produtos no nosso site, ou entrando em contato conosco.

Telefone (31) 3327-6670

WhatsApp (31) 98328-2037

No site, ainda temos também chat, ou pelo e-mail atendimento@linkcertificacao.com.br.

Gostou do artigo? Fique ligado por aqui para não perder conteúdos como esse.

Ah, tem também a nossa Newsletter, e os conteúdos exclusivos das redes sociais.

Venha fazer parte da rede Link e ficar por dentro de tudo sobre o universo da Certificação Digital, Inovação, Consultoria e muito mais!

Até o próximo post 😉

Entre em contato

Para obter mais informações, dar sugestões ou tirar dúvidas, entre em contato conosco ou envie um e-mail para nós. Será um prazer atendê-lo!

    Telefones

    11 - 99844-3839 11 - 2941-7590

    E-mail

    Endereço

    Rua Azevedo Soares, 930, sala 03 - Tatuapé
    São Paulo - SP - 03.322-001

    Redes