Todo ano, vários portais de pesquisas do mundo dos negócios disponibilizam análises nas quais é possível observar nomes de grandes empresas como referência de onde os entrevistados gostariam de trabalhar, sendo reconhecida por eles como as melhores. Um dos pontos chave desses estudos contam com a satisfação do público interno, que passa a fazer “propaganda gratuita” de tal instituição, ou seja, os colaboradores. Dá para se notar por aí, o tamanho da importância da relação entre empresa e seus profissionais. Afinal, um colaborador insatisfeito, transmite por suas falas, ações e posicionamentos o quão descontente está com a política de relacionamento da organização.

Por isso, o termo “qualidade de vida dos funcionários” têm sido cada vez mais implementando na rotina de grandes empresas, porque reconheceram que a imagem externa, muitas das vezes, reverbera as iniciativas internas, e que manter um bom clima organizacional, é essencial para atingir objetivos maiores.

Desta forma, diversas maneiras de validação desse pensamento, atreladas às práticas e cultura institucional, como algumas ferramentas de pesquisa, têm sido aplicadas para reconhecer os pontos negativos da relação empresa e colaborador, otimizar o tempo dessas descobertas e maximizar as ações que visam a melhoria desse relacionamento, assim, proporcionando bem-estar para cada um dos envolvidos. Como exemplo, podemos citar a pesquisa organizacional.

Nesse cenário, entram os benefícios, estrutura que a empresa oferece, relacionamento interpessoal, ideias para inovação dos ambientes de convivência e muito mais.  Existem àqueles benefícios mais conhecidos, como plano odontológico, vale-alimentação entre outros. As vantagens mais inovadoras, incluem os termos no-dress code (vista-se como quiser), happy hour, que sãos os horários mais flexíveis com lanches grátis, e que fazem das empresas, uma segunda casa.

Agora, você deve estar se perguntando, isso realmente muda a forma com que os colaboradores veem a empresa? A resposta imediata é sim! O clima amistoso que esse conjunto de iniciativas oferecem ao colaborador, despertará nele o orgulho de pertencimento. Profissionais que sentem admiração pela empresa que trabalham, além de compartilhar a experiência, somam seus esforços para um bem maior, a satisfação de todos que compõem a cadeia de relacionamento. Eles fazem do respeito, seriedade e comprometimento, bases para tornar um local empresarial, em um lugar onde não exista conflitos de interesses e sim uma equipe familiarizada em ser o diferencial.

Alguns pontos importantes nesse cenário de valorização do colaborador

  • Política e cultura da empresa

A comunicação entre empresa e colaborador, é importante para identificar pontos fracos e fortes, somente depois disso é possível mensurar se será necessário alterar algumas posturas que andam interferindo nessa relação. Recentemente, a Lei Geral de Proteção de Dados LGPD passou a ser um ponto importante para o que estamos falando, pois vários posicionamentos que estavam enraizados na cultura das empresas precisaram ser revistos e modificados para atender a determinação. O colaborador teve e tem papel importantíssimo nesse sentido, pois lidam diretamente com dados pessoais de clientes e parceiros. A empresa desenha um novo modelo de trabalho, mas quem atua de forma direta para que tudo saia como esperado são esses profissionais.  A organização tem que se atentar a desenvolver as melhores formas de trabalho e focar em praticar a comunicação assertiva dessas tratativas para que não haja ruídos na comunicação.

  • Adaptação

É hora de entender o vínculo do colaborador com a empresa, levando em consideração o que ele desempenha dentro da organização, suas tarefas. Aqui, anseios, pontos positivos e negativos são relevantes para se encontrar a melhor forma para vencer desafios impostos por sua rotina profissional.

Aqui, na Link, assim que um colaborador entra para o nosso time já é direcionado para um treinamento em que são ressaltados todos os pontos importantes da corporação e a conduta que baseia toda a nossa tomada de decisão. É o momento também de conhecer melhor esse profissional, além de promover um clima amistoso entre as duas partes.

  • Relacionamento

Um dos pontos mais importantes dentro de uma organização, são os colaboradores. Afinal, sem eles seria impossível o desenvolvimento das atividades do dia-a-dia. Por isso, também é indispensável que a relação entre eles sejam a melhor possível. Sabemos que independente do lugar, sempre encontraremos pessoas com personalidades peculiares, e não deixar que isso predomine no exercício profissional a fim de criar atritos, é estritamente imprescindível. Então, aqui, é o momento de mapear conflitos, facilidades e também as dificuldades no relacionamento com os outros colegas.

Gostou do artigo? Fique ligado por aqui para não perder conteúdos como esse.

Ah, tem também a nossa Newsletter, e os conteúdos exclusivos das redes sociais.

Venha fazer parte da rede Link e ficar por dentro de tudo sobre o universo da Certificação Digital, Inovação, Consultoria e muito mais!

Não se esqueça!

Caminhamos melhor quando entendemos quais são os principais fatores motivacionais do público interno, podendo valorizá-lo cada dia mais!

Aqui, na Link, a valorização do colaborador é coisa mais que séria, afinal, eles são o nosso espelho e queremos oferecer aos clientes e parceiros da Link, a melhor experiência. Se precisar de sanar qualquer dúvida com relação aos nossos produtos, sempre terá um profissional com orgulho de vestir a camisa e pronto para sanar o seu problema, que na verdade, é o nosso problema! Juntos, vamos além!

Gostou do artigo? Fique ligado por aqui para não perder conteúdos como esse.

Ah, tem também a nossa Newsletter, e os conteúdos exclusivos das redes sociais.

Venha fazer parte da rede Link e ficar por dentro de tudo sobre o universo da Certificação Digital, Inovação, Consultoria e muito mais!

Até o próximo post 😉

Entre em contato

Para obter mais informações, dar sugestões ou tirar dúvidas, entre em contato conosco ou envie um e-mail para nós. Será um prazer atendê-lo!

Telefones

11 - 99844-3839 11 - 2941-7590

E-mail

Endereço

Rua Azevedo Soares, 930, sala 03 - Tatuapé
São Paulo - SP - 03.322-001

Redes